Pular para o conteúdo principal

A SERPENTE DE BRONZE


Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo o mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava (Nm 21.4-9).
Livro da Vida
Neste texto lemos do cansaço, da fadiga, da impaciência e da maledicência do povo contra o Senhor e contra Moisés. Evidentemente, quem porventura ler este texto concordará que tudo isso é muito ruim na vida dos que confessam crer e amar a Deus. No entanto, lemos ainda que o povo se arrependeu e confessou seu pecado diante de Moisés e rogou que este orasse em seu favor. Deus perdoou o povo, porém sob certa condição: que Moisés fizesse uma serpente de bronze, réplica daquelas que penetraram no arraial, picaram e mataram muitas pessoas, pusesse-a numa haste, a certa distância, para que o povo mirasse com fé, não na serpente, mas no Deus de Israel. Todo aquele que olhasse para ela era curado do veneno mortífero. Não era a serpente em si que curava, e sim Aquele a quem ela representava – nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 3.14,15). 
A Igreja de Roma usa este texto para provar que seus fiéis estão certos em adorar ídolos fabricados por mãos humanas.
Há um livrinho de Orações e Devoções Populares, das Edições Loyola, cujo autor, Pe. Adalíbio Barth, registra à página 74: “Deus mandou Moisés fazer a imagem da serpente e rezar (itálico nosso) diante dela (Nm 21.4-9).” E, para comprovação, afirma que “Cristo se compara a esta serpente” (Jo 3.14,15; Sb 16.7).
Além de Deus não mandar que o povo “rezasse” diante da serpente, e sim que “olhasse para ela”, o bom sacerdote, desconhecendo ou com o intuito de ludibriar o povo, passa em branco o texto de 2Reis 18.4, onde aquela mesma serpente foi destruída porque o povo passou a cultuá-la como deusa, intitulando-a de Neustã, nome que deram à “santa serpente”. Significa que aquela mesma serpente veio a ser em Israel um instrumento de abominável idolatria.
Moisés fez aquela serpente de bronze não para ser uma “obra de arte”, no dizer do sacerdote, e sim um símbolo daquele que seria também suspenso em uma haste, a saber, a cruz do Gólgota. É Jesus mesmo que serve de intérprete da ordem dada pelo mesmo Deus que proibiu terminantemente a fabricação de ídolos entre o povo de Israel. Aquela serpente serviu ao propósito divino naquele momento histórico. Depois disto, deveria ter sido destruída. 
Ao olhar com fé para aquela serpente de bronze, a pessoa estava cultuando não um ídolo material e perecível, e sim resvalando seus olhos para além daquele objeto transitório, a saber, o futuro Messias que seria “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Além disso, o povo estaria obedecendo à voz de Deus em contraposição à sua desobediência inicial.  
Hoje temos o privilégio de contemplar firmemente o Autor e Consumador de nossa fé – Jesus Cristo. Portanto, o bom sacerdote nada lucrou tentando enganar o povo com seu sofisma barato e truncado.
Oração: Senhor, aprendemos em todo o Santo Livro que tu és o único Objeto de nosso culto. A ti bendizemos, louvamos e adoramos com ação de graças. Em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.


Postagens mais visitadas deste blog

MOISÉS TIPO DE CRISTO

Profeta e Líder Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado (Hb 11.23-25). A história de Moisés é uma das mais ricas e belas não só da Bíblica, mas também da humanidade. Aqui, porém, podemos dizer apenas três coisas acerca de Moisés: Predestinado . Mesmo para quem tenha dificuldade em aceitar a doutrina bíblica da predestinação, é difícil estudar a vida de Moisés sem ver nele um homem eleito e predestinado pelo Deus eterno e soberano. É praticamente impossível pensar no êxodo ignorando a figura imponente de Moisés. Ele acreditava que sua vida e destino estavam escritos nas páginas do livro divino e celestial (Ex 32.32). Nós, igualmente, cremos que fomos eleitos e predestin

O ROSTO DE MOISÉS

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que evanescente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3.7,8,11). Ao descer do Monte Sinai, e encontrar o povo de Israel em torno do bezerro de ouro, numa autêntica prática carnavalesca, Moisés quebrou as duas tábuas de pedra da lei. Ele retornou ao monte e esteve mais quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Depois disso, ele voltou com outras duas tábuas de pedra, exatamente como as primeiras. Mas havia algo mais: o rosto dele resplandecia. Arão e o povo temeram aproximar-se dele, por isso ele passou a cobrir seu rosto com um véu. O apóstolo Paulo nos esclarece que Moisés cobriu seu rosto porque percebeu que aquele brilho se desvanecia gradativamente. E, segundo o ap

ALVO E PRÊMIO

Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13,14). Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hebreus 12.2). Você acredita que um prisioneiro, numa cela fria, úmida e escura, sozinho ou com outros na mesma situação, pode nutrir otimismo e sentir-se alegre? Você entoaria louvores ao Senhor em situação como essa? Fácil dizer sim! Quando Paulo escreveu aos cristãos filipenses, “prossigo para o alvo, para o prêmio”, ele se encontrava preso em Roma. Então, como poderia, sendo prisioneiro, ainda pensar em seguir avante e alcançar uma meta e nutrir a esperança de receber um prêmio? O que o aguardava era a morte certa. A esperança do porvir é que leva uma pessoa a agir assim. A morte física não é o fim, mas um novo começo.   Alvo é um objetivo, um ideal, um ponto de chegada, aquilo que domina a mente, o coração e