Pular para o conteúdo principal

Traduções

Traduções por Valter Graciano Martins


Livro da Vida

As obras de João Calvino Volume 1
A NECESSIDADE DE REFORMAR A IGREJA & PSICOPANIQUIA

Sobre o livro
Para Calvino, todo o pensar teológico está conectado com a piedade. A teologia envolve toda a nossa mente, coração e vontade. Por isso, “o objetivo de um teólogo não pode ser deleitar o ouvido, mas sim confirmar a consciência ensinando a verdade e o que é certo e proveitoso”.



A sua teologia nada mais é do que um esforço para comentar as Escrituras; por isso sua obra pode ser corretamente chamada de uma “teologia bíblica”, escrita por um teólogo sistemático que tão bem sabia utilizar os recursos da exegese e da hermenêutica, dispondo tudo isso de forma erudita e devocional. Por isso a história dos Comentários Bíblicos de Calvino e a das sucessivas edições das Institutas da Religião Cristã se confundem e se completam. A sua exegese era teologicamente orientada e a sua teologia estava amparada em uma sólida exegese bíblica.
Extraído de: Livraria Reformada
Editora: CLIRE
Volume 1 - 411 páginas

Calvinismo e Arminianismo Evangélico
Dr. John Lafayette Girardeau

Volta e meia publicamos um artigo no Genizah jogando lenha no antigo debate CALVINISMO X ARMINIANISMO e o resultado é sempre muito positivo, com ótimas participações e muita polêmica nos comentários. Em função disto mesmo, muitos leitores me pedem sugestões de bons estudos sobre o assunto, em especial, propondo uma abordagem comparada.
Já indiquei bons livros e agora tenho a oportunidade de apresentar este obra clássica que acaba de receber tradução para a língua portuguesa e, não qualquer tradução, mas a que já vem sendo festejada como a melhor tradução mundial deste clássico em língua inglesa.
Calvinismo e Arminianismo Evangélico de John L. Girardeau. A Tradução é do Rev. Valter Graciano Martins tradutor de clássicos, incluído comentários de João Calvino (Exposição de 2 Coríntios) e o Compêndio de Teologia Apologética, de François Turretini.
Calvinismo e Arminianismo Evangélico
Dr. John Lafayette Girardeau
Editora: Primícias
Páginas: 

Comentário do Livro de Apocalipse
Simon Kistemaker

Este comentário está organizado de tal forma, que o erudito encontra nele real fonte de pesquisa, e o leitor em geral, inspiração para a vida cristã
Introdução:
Cada livro do NT traz uma introdução completa e convincente acerca de assuntos tais como data, autoridade e outros problemas concernentes à crítica textual. Questões gramaticais são tratadas de forma completa, o que é essencial para um claro entendimento do texto bíblico.
Comentário:
Uma rara combinação de verdadeira erudição e simplicidade de expressão faz deste comentário do texto bíblico um valioso instrumento de trabalho, seja para o erudito, seja para o leitor em geral.
Resumo:
Esta é uma característica útil e altamente apreciável. Primeiro são analisados um a um, os versículos e os parágrafos; em seguida, ao término de cada unidade de pensamento, à maneira de síntese, as idéias centrais são consideradas e resumidas. Isto facilita os pregadores em seus sermões.
Esboço:
Cada livro da bíblia é precedido por um esboço que mostra sua estrutura orgânica; as seções do esboço se repetem entes de cada divisão principal do livro.
Notas Críticas:
Nestas notas de rodapé são discutidos diversos problemas para assegurar um tratamento completo e adequado do texto, isto é, de forma paralela ao comentário para que o leitor em geral possa seguir seu curso sem dificuldade.
Teologia:
É difícil um comentário bíblico que harmonize o sentido do texto com uma teologia coesa, extremamente calcada à realidade profunda do texto, seguindo as linhas da fé reformada, de forma tão leal, como este.
Sobre o Autor:
Simon J. Kistemaker, é professor emérito de Novo Testamento no Reformed Theological Seminary em Orlando, Flórida e autor de numerosos comentários e estudos.
Extraído: Livraria Erdos
Páginas: 784



Comentário de Salmos - Vol 1 a 4 - João Calvino


Livro da Vida

Temos ampla segurança quando constatamos, pelas Escrituras Sagradas, que o Soberano Deus provê para a sua igreja todas as coisas necessárias, desde as maiores até as menores, para o cuidado e bem-estar dela. Certamente que as Escrituras mesmas estão contidas nessa grande provisão, trazendo luz suficiente para que vivamos para a glória de Deus. E Deus, em sua providência e sabedoria insondáveis, também deliberou servir-se de homens que, em suas mãos, contribuiriam grandemente para o progresso do Seu Reino. Dentre eles, por certo, está o reformador e pastor da cidade suíça de Genebra, João Calvino, que dentre tantas contribuições deixadas ofereceu-nos belíssimos comentários, dentre os quais os de Salmos, denominado por ele uma anatomia de todas as partes da alma. Sua precisão exegética e seu caráter pastoral tornam esta obra recomendável a todos os que desejam entender os dilemas da alma humana e como honrar a Deus apesar de sermos quem somos. - Pr. Paulo César Valle - Igreja Batista de Fé Reformada, Volta Redonda, RJ.

O salmista confirma a sentença precedente, demonstrando a grandeza de Deus à luz do maravilhoso caráter de suas obras. Ele não fala da essência secreta e misteriosa de Deus que enche céu e terra, mas das manifestações de seu poder, sabedoria, bondade e justiça, que são claramente exibidos, embora sejam tão vastos para que nosso tacanho entendimento os apreenda. À luz deste fato aprendemos que a glória de Deus está bem perto de nós, e que ele tão franca e claramente se desvendou, que não podemos com razão pretender qualquer justificativa para a ignorância. Aliás, ele opera tão maravilhosamente, que até mesmo as nações pagãs são indesculpáveis por sua cegueira. - João Calvino - Salmo 77.14.

Somos seu povo e ovelhas de seu pasto, O profeta está falando daquela graça inusitada que levou Deus a separar seus filhos como sua herança, a fim de que pudesse, por assim dizer, alimentá-los debaixo de suas asas, o que é um privilégio muito mais excelente do que ser meramente nascidos como seres humanos. Qualquer pessoa estaria, porventura, disposta a vangloriar-se de ter sido transformada em um novo ser, sem sentir aversão ante a vil tentativa de roubar a Deus daquilo que lhe pertence? Todavia, a maioria dos homens não hesita reivindicar para si todo o louvor da vida espiritual. O que mais querem declarar os arautos do livre-arbítrio, senão dizer-nos que, por nosso próprio empenho, nós mesmos, filhos de Adão, nos tornamos filhos de Deus? Em oposição a isso o profeta, ao chamar-nos povo de Deus, nos informa que provém de sua própria boa vontade o fato de sermos espiritualmente regenerados. E ao denominar-nos ovelhas de seu pasto, ele nos dá a conhecer que, através da mesma graça que uma vez nos foi comunicada, continuamos a salvos e intocáveis até o fim. - João Calvino - Salmo 100.3.

Sobre o autor:
João Calvino, advogado, pastor, teólogo e reformador da Igreja no séc. XVI, nasceu em Noyon, França, em 10 de Julho de 1509, e morreu em Genebra, Suíça, em 1564. Dotado de mente brilhante e erudição em medida incomum, dedicou todo seu talento ao serviço de Cristo e de sua Igreja. Calvino destaca-se pela firmeza e precisão de suas convicções bíblicas e gigantismo de sua teologia. Não obstante, quando escrevia ou pregava, apresentava a mensagem do Evangelho com humildade, simplicidade e submissão absoluta às Escrituras.

Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino foi convertido pelo Senhor, por influência de seu primo Robert Olivétan.


Em 1536, a caminho de Estrasburgo, encontrou uma estrada obstruída, o que o fez passar a noite em Genebra. Como sua fama já o precedia, Farel o encontrou e o convenceu a permanecer em Genebra para implantarem a Reforma Protestante naquela cidade. Começou a escrever a obra magna da Reforma - As Institutas da Religião Cristã. Em 1538 foi expulso de Genebra e viajou para Estrasburgo, onde trabalhou como pastor e professor. Casou-se com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure. Em 1541 foi convidado a voltar a Genebra. Em 1559 escreveu a edição final das Institutas e, no decorrer de seus poucos anos de vida, escreveu tratados, centenas de cartas, e comentários sobre quase todos os livros da Bíblia.
Texto extraído do site da Editora Fiel
Editora: Editora Fiel
Páginas: 2.760


Comentário do Evangelho Segundo João - Vol 1 - João Calvino
Livro da Vida


O comentário de João Calvino é de extrema importância para os nossos dias. Nos tempos em que vivemos, muitas deturpações ao Evangelho têm sido proclamadas. O reformador francês, com o seu amor e compromisso para com as Escrituras, propõe-nos uma dedicada análise da mensagem do Evangelho, de modo a que os seus leitores possam alimentar-se da genuína Palavra.
Título Original: Calvin's commentaries: the gospel according to John
Texto Extraído: site Fiel
Editora: Editora Fiel

Páginas: 504


Comentário do Evangelho Segundo João - Vol 2 - João Calvino
Livro da Vida


Neste segundo volume, ele mostra Jesus mais afastado do mundo do seu tempo, a grandeza de seu ministério terreno e alguns dos aspectos mais maravilhosos da pessoa de Cristo. O ápice, talvez, seja o capítulo 17, a Oração Sacerdotal, que é a intercessão de Jesus, o clamor do Deus encarnado ao Pai celeste, em que João Calvino diz a respeito de Jesus orando pelos apóstolos, que a resultante seria para que a Salvação de Deus, que sabemos ser infalível, nos fizesse mais seguros de nossa própria salvação. Neste volume o reformador genebrino aponta a glória de Deus manifestada em Cristo, o Verbo vivo, a Luz do mundo, aquele que é a nossa eterna esperança.
Título Original - Calvin's commentaries: the gospel according to John
Texto extraído de: site Fiel
Editora: Editora Fiel
Páginas: 336

Postagens mais visitadas deste blog

MOISÉS TIPO DE CRISTO

Profeta e Líder Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado (Hb 11.23-25). A história de Moisés é uma das mais ricas e belas não só da Bíblica, mas também da humanidade. Aqui, porém, podemos dizer apenas três coisas acerca de Moisés: Predestinado . Mesmo para quem tenha dificuldade em aceitar a doutrina bíblica da predestinação, é difícil estudar a vida de Moisés sem ver nele um homem eleito e predestinado pelo Deus eterno e soberano. É praticamente impossível pensar no êxodo ignorando a figura imponente de Moisés. Ele acreditava que sua vida e destino estavam escritos nas páginas do livro divino e celestial (Ex 32.32). Nós, igualmente, cremos que fomos eleitos e predestin

O ROSTO DE MOISÉS

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que evanescente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3.7,8,11). Ao descer do Monte Sinai, e encontrar o povo de Israel em torno do bezerro de ouro, numa autêntica prática carnavalesca, Moisés quebrou as duas tábuas de pedra da lei. Ele retornou ao monte e esteve mais quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Depois disso, ele voltou com outras duas tábuas de pedra, exatamente como as primeiras. Mas havia algo mais: o rosto dele resplandecia. Arão e o povo temeram aproximar-se dele, por isso ele passou a cobrir seu rosto com um véu. O apóstolo Paulo nos esclarece que Moisés cobriu seu rosto porque percebeu que aquele brilho se desvanecia gradativamente. E, segundo o ap

ALVO E PRÊMIO

Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13,14). Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hebreus 12.2). Você acredita que um prisioneiro, numa cela fria, úmida e escura, sozinho ou com outros na mesma situação, pode nutrir otimismo e sentir-se alegre? Você entoaria louvores ao Senhor em situação como essa? Fácil dizer sim! Quando Paulo escreveu aos cristãos filipenses, “prossigo para o alvo, para o prêmio”, ele se encontrava preso em Roma. Então, como poderia, sendo prisioneiro, ainda pensar em seguir avante e alcançar uma meta e nutrir a esperança de receber um prêmio? O que o aguardava era a morte certa. A esperança do porvir é que leva uma pessoa a agir assim. A morte física não é o fim, mas um novo começo.   Alvo é um objetivo, um ideal, um ponto de chegada, aquilo que domina a mente, o coração e