Pular para o conteúdo principal

O LIVRO DA VIDA

A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no livro da vida (Fp 4.3).
Alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque vosso nome está arrolado nos céus (Lc 10.20).
O grande profeta Daniel põe diante de nossos olhos a mesma ideia:
“Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos de teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo teu povo será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Dn 12.1).
Vários textos bíblicos indicam, por meio de uma bela metáfora, que o nome do cristão que segue a Cristo com inteireza está escrito num registro denominado “Livro da Vida”. E Daniel alega que será salvo o que tiver seu nome registrado nele.
Embora muitos acreditem que o nome do cristão é registrado no momento de sua conversão, o que aprendemos na Santa Escritura é o oposto disso: “assim como nos escolheu [elegeu] nele antes da fundação do mundo” (Ef 1.4; cf. Ap 13.8; 17.8). Antes da fundação do mundo significa quando o tempo ainda não existia. Aliás, nada e ninguém ainda não existia.  
Na verdade, Jesus veio para salvar esses arrolados no céu. Lemos que somente aqueles que foram escolhidos por Deus têm seus nomes arrolados no “Livro da Vida” (Ap 13.8; 17.8). Cremos que o ato de escrever o nome da pessoa eleita é o próprio ato da eleição divina. O Eterno elegeu a quem quis e em seguida fez escrever seu nome em um registro celestial.  
Alguns acreditam que Deus conserva ali o nome da pessoa enquanto esta é fiel. Se pecar, seu nome é riscado ou apagado (Êx 32.32,33). Essa é uma ideia que denigre terrivelmente o caráter de Deus. Cremos que o nome do eleito jamais será riscado ou apagado (Ap 3.5). Quem fez esse registro é o Eterno e Imutável. Seu nome é registrado no céu justamente para garantir que sua salvação jamais pode ser anulada. Se a vitória sobre o pecado dependesse do ser humano, então poderia ser que nosso nome fosse retirado do Livro Eterno ou nunca haver sido escrito. Mas nossa salvação eterna está radicada no Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que já disse: “Está consumado.” É ele quem nos salva, e não nós mesmos. E convido o amigo ou a amiga a ler meu escrito “O Livro da Vida”. Ali explano minha interpretação dessa figura, a qual não é aleatória, mas está calcada na interpretação dos melhores teólogos cristãos.           
Oração: Agradeço-te, ó Senhor Onipotente, porque meu nome, por tua infinita e maravilhosa graça e mercê, está registrado no Livro da Vida para todo o sempre. Seja este o pensamento que domine minha mente hoje. Em nome dele. Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

MOISÉS TIPO DE CRISTO

Profeta e Líder Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado (Hb 11.23-25). A história de Moisés é uma das mais ricas e belas não só da Bíblica, mas também da humanidade. Aqui, porém, podemos dizer apenas três coisas acerca de Moisés: Predestinado . Mesmo para quem tenha dificuldade em aceitar a doutrina bíblica da predestinação, é difícil estudar a vida de Moisés sem ver nele um homem eleito e predestinado pelo Deus eterno e soberano. É praticamente impossível pensar no êxodo ignorando a figura imponente de Moisés. Ele acreditava que sua vida e destino estavam escritos nas páginas do livro divino e celestial (Ex 32.32). Nós, igualmente, cremos que fomos eleitos e predestin

O ROSTO DE MOISÉS

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que evanescente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3.7,8,11). Ao descer do Monte Sinai, e encontrar o povo de Israel em torno do bezerro de ouro, numa autêntica prática carnavalesca, Moisés quebrou as duas tábuas de pedra da lei. Ele retornou ao monte e esteve mais quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Depois disso, ele voltou com outras duas tábuas de pedra, exatamente como as primeiras. Mas havia algo mais: o rosto dele resplandecia. Arão e o povo temeram aproximar-se dele, por isso ele passou a cobrir seu rosto com um véu. O apóstolo Paulo nos esclarece que Moisés cobriu seu rosto porque percebeu que aquele brilho se desvanecia gradativamente. E, segundo o ap

ALVO E PRÊMIO

Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13,14). Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hebreus 12.2). Você acredita que um prisioneiro, numa cela fria, úmida e escura, sozinho ou com outros na mesma situação, pode nutrir otimismo e sentir-se alegre? Você entoaria louvores ao Senhor em situação como essa? Fácil dizer sim! Quando Paulo escreveu aos cristãos filipenses, “prossigo para o alvo, para o prêmio”, ele se encontrava preso em Roma. Então, como poderia, sendo prisioneiro, ainda pensar em seguir avante e alcançar uma meta e nutrir a esperança de receber um prêmio? O que o aguardava era a morte certa. A esperança do porvir é que leva uma pessoa a agir assim. A morte física não é o fim, mas um novo começo.   Alvo é um objetivo, um ideal, um ponto de chegada, aquilo que domina a mente, o coração e