Pular para o conteúdo principal

MISERICÓRDIA

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã (Lamentações 3.22).
A palavra misericórdia se compõe de duas palavras latinas: miserere, estado de miséria; e corda, coração. Significa a compaixão que Deus sente vendo o estado de miséria da raça humana. Seu coração se condói do miserável. Aqui, miserável não é só o estado físico de alguém, mas seu estado moral e espiritual – que é ainda pior que o estado exterior.
Livro da Vida
Nosso Deus é riquíssimo em misericórdia. O profeta Jeremias nos informa que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque elas não têm fim. E ele usa o substantivo no plural – misericórdias – para que saibamos que elas são infinitas. E diz ainda que elas se renovam cada manhã, e que não têm fim. Isto é, ao levantarmos de manhã, nos deparamos de novo com suas infinitas e inesgotáveis misericórdias. Elas são um poço do qual nunca falta água – a melhor de todas as águas.  
O apóstolo Pedro completa esta afirmação, dizendo: “vós que antes não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia” (1Pedro 2.10). Ele faz isso movido por sua própria e amorosa vontade. Se ele não fosse misericordioso, há muito que o mundo já não existia.
Deus não só tolera a descrença do mundo e as fraquezas de seus filhos, mas também nos cobre com suas bênçãos temporais: “faz nascer seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5.45).
Por enquanto, ele age pelo impulso de sua misericórdia, bondade e tolerância. Mas chegará o momento, no futuro, em que ele agirá pelo impulso de sua justiça; e, quando esse dia chegar, todos, sem exceção – ricos e pobres, brancos e negros, crentes e ateus – terão que comparecer diante de seu tribunal.
Em contrapartida, o cristão alcançado pela misericórdia do Eterno precisa exercitar também sua misericórdia para com seus semelhantes. Sendo que o Senhor é misericordioso para conosco, o que fará conosco se igualmente não praticarmos a misericórdia? Se ele, que é um Ser boníssimo e puríssimo distribui sua misericórdia com seres miseráveis como nós, que será de nós se não usarmos da mesma misericórdia para com nossos iguais? 
É pela tolerância e misericórdia de Deus que o mundo segue ainda existindo, e é pela misericórdia do cristão que a sociedade não é pior do que é. “Porque suas misericórdias renovam-se a cada manhã. Elas não têm fim”. A misericórdia do cristão também deve ser contínua – setenta vezes sete (Mateus 18.21,22).  
Oração: Senhor Deus, graças te dou por tua misericórdia e bondade, as quais me sustentam a cada dia. Jamais as retires de minha vida, porque não poderei subsistir sem elas. Ajuda-me a fazer o mesmo para com meu próximo. Seja isto que ocupe meus pensamentos hoje. Pela mediação de Jesus Cristo. Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

O ROSTO DE MOISÉS

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que evanescente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3.7,8,11). Ao descer do Monte Sinai, e encontrar o povo de Israel em torno do bezerro de ouro, numa autêntica prática carnavalesca, Moisés quebrou as duas tábuas de pedra da lei. Ele retornou ao monte e esteve mais quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Depois disso, ele voltou com outras duas tábuas de pedra, exatamente como as primeiras. Mas havia algo mais: o rosto dele resplandecia. Arão e o povo temeram aproximar-se dele, por isso ele passou a cobrir seu rosto com um véu. O apóstolo Paulo nos esclarece que Moisés cobriu seu rosto porque percebeu que aquele brilho se desvanecia gradativamente. E, segundo o ap...

Minha História como Tradutor - Valter Graciano Martins

A SERPENTE DE BRONZE

Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo o mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava (Nm 21.4-9). Neste texto lemos do cansaço, da fadiga, da impaciência e da maledicência do povo contra o Senhor e contra Moisés. Evide...