Pular para o conteúdo principal

MENTE OCUPADA

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4.8).
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra (Cl 3.2).
Temos a mente ocupada vinte e quatro horas por dia, até mesmo enquanto estamos dormindo. Quanto por cento de boas coisas ocupa nossa mente? Essa equação nos causa desespero, por isso não a fazemos. Particularmente, eu prefiro não fazê-la!
Uma série de pensamentos dispensáveis ocupa nossa mente: o desejo de comprar o que ainda não possuímos; o de conservar o que já conseguimos; compromissos para o dia seguinte: dívidas, prestações, mensalidades etc. Grande porcentagem de nossa mente é ocupada por questões românticas. Quase sempre nos vemos dominados por imagens com as quais temos vivência diária.
De repente, percebemos que em nossa mente não mais existe espaço para o que de fato é prioritário. Ficamos tão emaranhados pelos compromissos aqui na terra, que não sobra qualquer espaço para pensar nas coisas lá do alto, do céu.
Encontramos na Bíblia sérias advertências contra nosso envolvimento com os falsos valores:
“Entrega teu caminho ao Senhor” (Sl 35.7); “buscai, pois, em primeiro lugar... o reino [de Deus] e sua justiça” (Mt 6.33); “pensai nas coisas lá do alto” (Cl 3.2); “Vinde a mim todos os que estais cansados” (Mt 11.28).
Sabemos que tudo isso expressa a plena verdade, mas agimos contrariamente. No coração, cremos; na prática, porém, agimos de outra maneira. O próprio apóstolo Paulo enfrentava conflito com isso:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, porém não o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7.18,19).
Por que isso é assim conosco? Para que tão somente Ele seja glorificado. Para que a graça prevaleça. “Graça a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor...” (v. 25). Que Deus nos ajude a disciplinar bem nossa vida e nossa mente, para nosso bem e para a honra e glória do Eterno!
Oração: Senhor Deus, auxilia-me na batalha da autodisciplina. Que minha mente consiga manter-se saturada das “coisas lá do alto”, e assim eu seja uma benéfica influência na vida de outras pessoas. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

O ROSTO DE MOISÉS

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que evanescente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3.7,8,11). Ao descer do Monte Sinai, e encontrar o povo de Israel em torno do bezerro de ouro, numa autêntica prática carnavalesca, Moisés quebrou as duas tábuas de pedra da lei. Ele retornou ao monte e esteve mais quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus. Depois disso, ele voltou com outras duas tábuas de pedra, exatamente como as primeiras. Mas havia algo mais: o rosto dele resplandecia. Arão e o povo temeram aproximar-se dele, por isso ele passou a cobrir seu rosto com um véu. O apóstolo Paulo nos esclarece que Moisés cobriu seu rosto porque percebeu que aquele brilho se desvanecia gradativamente. E, segundo o ap...

Minha História como Tradutor - Valter Graciano Martins

A SERPENTE DE BRONZE

Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo o mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava (Nm 21.4-9). Neste texto lemos do cansaço, da fadiga, da impaciência e da maledicência do povo contra o Senhor e contra Moisés. Evide...